sábado, 20 de junho de 2015

Pátria Esfaqueada

   


 Jopin Pereira
       20/06/2015 11:35 h

A faca tem sido um instrumento que passou a aparecer, diariamente, nas manchetes dos jornais, nas tv’s, nas rádios, em suma, na boca do povo, e no corpo também. Ganhou status de celebridade.
O fato que lançou o “meme” * do momento foi gerado pelo caso do jovem que matou a facadas o médico que se exercitava de bicicleta, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Um assassino, que é tão vítima quanto o vitimado. Vítima de uma séria de erros, desacertos, más intenções, corrupções, e todo um leque de opções dos vapores fétidos exalados de um lamaçal que inebria, contamina, altera mentes e comportamentos, e age.

Seguiu-se ao fato uma enxurrada de notícias sobre esfaqueamentos, como sói acontecer nesses momentos. Não que o fato tenha estimulado esses atentados, mas sim, porque a sociedade e a mídia passaram a voltar a atenção para isso, e a registrar e mostrar o que sempre acontece e aconteceu todo dia aqui, e por que não dizer, no mundo.

Esse é tão somente o esfaqueamento físico, - o que não suprime a sua gravidade -, qual seja, obter ou tirar proveito de alguém por ameaça ou uso de uma faca ou similar. No entanto, o maior esfaqueamento que se faz é aquele contra o povo, suas instituições e empresas públicas, quando sangram os recursos da exploração das riquezas naturais do país, que trariam, se bem empregados, benefícios enormes para a população, sob todos os aspectos.

Esfaqueiam as pessoas, da criança ao idoso, principalmente os pobres: quando procuram os hospitais públicos e nem uma maca têm para se deitar;quando não têm a possibilidade de fazerem exames de última geração; quando acordam na madrugada para pegar uma senha (limitada) de acesso a uma mínima consulta, que muitas vezes são agendada com prazo de até um ano ou mais; quando não conseguem os medicamentos que os mantêm vivos, por vezes necessitando contar com o apoio da defensoria pública para obterem-nos; quando agendam cirurgias que são adiadas continuamente por falta equipamentos, materiais, instalações com problemas; quando não conseguem nem acessar algum recurso médico por falta de transporte por ambulância ou similar, e tantas coisas mais.

Esfaqueiam os estudantes, principalmente os mais carentes e sem recursos para acessar o ensino privado: quando prefeitos desviam as verbas de materiais escolares e alimentação das escolas públicas; quando pagam ao professor, a parte mais importante desse processo, valores ínfimos, indignos, obrigando-os a terem mais de um emprego, tirando-os o tempo fora das salas para se reciclarem e se preparem; quando fazem uma política perniciosa de cotas em vez de darem oportunidades a todos, de outras formas que não seja apenas entrar numa entidade por ter cor de pele diferente ou outra forma de preconceito estimulado; quando reduzem as verbas destinadas a estudantes que precisam financiar os seus estudos, para cobrir rombos derivados de falcatruas ou má administração em outras áreas.

Esfaqueiam a todos nós, população, quando os impostos não se revertem na infraestrutura, na melhoria dos serviços, no transporte ágil, provido e confortável, na segurança, na oportunidade de emprego, na educação, na saúde, enfim, naquilo tudo que uma nação de verdade precisa retribuir aos seus cidadãos.

Esfaqueiam a esperança, a civilidade, a dignidade, a honra, o respeito, o orgulho que todo cidadão deveria ter pela sua pátria.

Quem são esses criminosos? A grande parte de governantes e políticos, esses sim, que deveriam ter a “maioridade-cidadã” reduzida, (será que têm alguma?) para que pudessem ser julgados e condenados por seus crimes de “lesa-pátria”. **

País sangrando, desatadamente. Hemorragia nacional. Não há torniquete que a segure.
Só uma transfusão de caráter, honradez, responsabilidade,  respeito, honestidade, ética, humanismo e amor pelo próximo.

Pátria esfaqueada!

Meme *
Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase,  ideia,  música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade..

Lesa-Pátria **
Qualquer aliança política, traiçoeira, que causa prejuízos ao País, acabando com a Democracia, Soberania e Liberdade de seu povo, bem como efetuando desvios fraudulentos dos cofres públicos, impondo com isso um regime autoritário fundamentado na esquerda ou direita, radical ou não, aparelhando o Estado e subjugando o povo, enganando,comprando,escravizando ou fraudando eleições para permanecer no Poder.

Nenhum comentário: